terça-feira, 24 de setembro de 2013

Maratona de Patchwork

0 comentários
Aqui estão os desafios que eu fiz para a Maratona de Patchwork do Clubinho da Costura:

Nine Patch




Que viraram cestinhos:

Crazy Quilt, que irá virar uma necessaire:

Variação do Nine Patch, fiz um mug-rug:

Rail fence, irá enfeitar minha ecobag:

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Gatinho de tecido que fica em pé

9 comentários
Esse aqui estava na fila para ser feito. Depois de alguns meses finalmente fiz. Tem que ter um pouco de paciência nas curvinhas e a parte mais demorada é riscar o molde e alinhavar.

O PAP completo e bem explicapo está no Blog da Don'na du lar.

Eu aumentei a foto do molde para 110% e coloquei um papel de seda na tela do computador pra poder riscar, usei um lápis 4B e foi fácil, depois cortei o papel na linha, risquei no tecido e cortei um pouco maior pra costurar na linha riscada.

Molde e tecidos

Já cortado

Alinhavado e alfinetado

Costurado

Prontinho e com lacinho!




Faz também, é muito lindinho!!

Por aqui todos gostaram!!


terça-feira, 9 de julho de 2013

Necessaire linda e especial

2 comentários
Não sei se conto uma história ou não..... Bom, há muitos meses eu vi uma necessaire nas minhas andanças pela internet. Achei linda, procurei o pap e não achei. Até que esses dias procurei a bendita novamente no google imagens e postei a foto na página do Clubinho da Costura no facebook perguntando se alguém tinha o pap.

As meninas acharam a bolsinha linda e também queriam o pap. Uma das integrantes já tinha feito essa bolsinha e nos passou as medidas dela, mas não tinha o pap. Várias se dispuseram a fazer o pap e a postar lá no face. Até que uma das meninas viu que a foto era da amiga dela, não gostou e... essa parte prefiro pular..., sendo que era só pedir pra deletar o tópico e fim de papo. O assunto foi resolvido entre a dona da página e a dona da foto, que me isentou das acusações feitas pela amiga...

E então que uma pessoa muito querida desenvolveu o pap a partir da foto dessa outra pessoa que já tinha feito a bolsinha e tinha disponibilizado as medidas.

Sendo assim, pelo tempo que faço parte do Clubinho, nunca vi um projeto ser executado e comentado por tantas pessoas, até em outras comunidades e blogs.

Ela ganhou até um apelido de Bolsinha da Discórdia, mas vamos chamá-la de Bolsinha da União em homenagem a Ana Clara Closariol.

A Calíope divulgou o PAP no blog: Bolsinha da União.




Para colocar o botão de pressão pela primeira vez, usei essas instruções que achei no Flickr da Gabi Mallaco:
Faço o seguinte:

Vc tem 4 matrizes:
Uma com cobertura emborrachada(A)
Uma com um pininho mais grosso(B)
Uma com um pininho mais fino(C)
E uma com um buraquinho(D)

E tb tem 4 botões separados:
Um chato que é a parte de cima(1)
Um com um pininho gordo e comprido que tem uns buraquinhos(2)
Um com um pininho magrinho e comprido(3)
E um com um pininho gordinho e achatado(4)

Então vc encaixa a matriz A em cima da maquina e a matriz B em baixo. O botão 2 fica encaixado na matriz B, depois vem o tecido e então vc encaixa o botão 1 e pode apertar. Vc vai ter a parte de cima do botão. Depois vc coloca a matriz C em cima e a D em baixo, encaixa o botão 4 na matriz D coloca o tecido e encaixa o botão 3 na matriz C e pode apertar. Vc então terá a parte de baixo, vai notar que a primeira vez que vc prender será mais dificil para entrar e tb para sair, mais depois da segunda fica normal

Vc encaica a do pininho maior na parte de baixo da maquina e a da parte emborrachada em cima. 

sábado, 8 de junho de 2013

Maratona de Patchwork - 3º Desafio: Crazy Quilt

1 comentários
Ontem, sexta-feira, consegui fazer o 3º desafio. Não fiz antes pois não tinha a entretela para o foundation e não achei pra vender na minha cidade. Comprei pela internet na quarta-feira à noite e recebi 36 horas depois.

Esse é o link desse desafio no Clubinho da Costura.

Peguei o molde com uma pessoa que disponibilizou no grupo do facebook e me ajudou muito. Como não consegui ampliar a impressão para o tamanho que eu queria, tive a ideia de ampliar na tela do computador, colar a entretela com durex no monitor e riscar com um lápis. Depois passei um lápis giz por cima pra ficar bem visível.

Molde:




1 - Entretela colada na tela do computador com durex
2 - Como os riscos ficaram
3 - Tecidos e retalhinhos escolhidos
4 - Centralizei os gatinhos no centro do molde e prendi com alfinete
5 - Fui colocando o tecido direito com direito, prendendo com alfinete
6 - Aí virava ao contrário pra costurar sobre o papel
7 - Fui fazendo essa mesma etapa seguindo o esquema de numeração do molde
8 - Virava o tecido já costurado e passava a ferro em cada etapa
9 - E cortava os excessos
10 - Trabalho pronto!

O mais difícil foi centralizar o primeiro tecido e posicionar junto com o segundo para fazer a primeira costura. Depois disso foi fácil, mas achei demorado pois tinha que cortar o retalho no tamanho certo, posicionar, colocar alfinete, costurar, desvirar e passar o ferro.

Juntei o 5 e o 6 do molde e fiz um tecido só. Tive que alterar o tecido 10 do molde, pois ele tem que ir até a margem para o tecido 11 dar certo, mas foi só um detalhe.

O tamanho final ficou 28,5x28,5cm mas ainda vou costurar mais uma tira de tecido em toda volta e depois provavelmente vou usar esse projeto para customizar uma ecobag.



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Maratona de Patchwork - 4º Desafio: Bloco Rail Fence

4 comentários
Pulei o 3º desafio simplesmente porque ainda não comprei a entretela para o foundation. Pretendo fazer isso amanhã e ficar em dia com os desafios.

Segue link da 4ª Maratona de Patchwork.



1 - Tecidos escolhidos
2 - Cortei tiras de 6,5cm de largura x 66cm de comprimento, que dividi em 4 para ficar 4 tirinhas de 6,5x16,5cm de cada tecido
3 - Costurei as tirinhas formando 4 blocos
4, 5 e 6 - Opções de montagem do Rail Fence
7 - Acho que nessa posição ficou melhor, costurei os blocos de cima depois os de baixo
8 - Atrás como ficou
9 - Finalizado com todos blocos costurados

Ainda não sei que peça produzirei com esse projeto.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Maratona de Patchwork - 2º Desafio: Variações do Nine Patch

3 comentários
Demorei pra fazer, mas fiz! Estava querendo fazer um mug-rug há um tempo, então decidi usar esse projeto e fazer um tapetinho pra minha caneca preferida. Eu usei a técnica Disappearing 4-patch.

Segue o link do Clubinho da Costura sobre esse 2º desafio.



Escolhi os tecidos, cortei 4 quadradinhos 8x8cm, costurei casando e passando  bem as costuras. Cortei o 4-patch formado e inverti as ordens, formando o Disappearing 4-patch. Costurei casando novamente as costuras, pra ficar bem certinho. Costurei esse projeto com um tecido de algodão cru, direito com direito. Deixei uma abertura para desvirar e fechei com pontos invisíveis. O tamanho final ficou 9x9cm.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mais um Cestinho Nine Patch

4 comentários
Acabei agora há pouco o outro cestinho. Acho que ficaram bem lindinhos! hehe
O PAP completinho está nesse post.

Tecidos cortados.

Costurados.

Como ficou.

Colei entretela no tecido branco e costurei direito com direito. Essa é a posição que a fitinha deve ficar na hora da costura.

Com os cantinhos cortados. Depois cortei o excesso da fitinha.

Desvirado, fechado com os pontinhos invisíveis e com os botões que eu forrei já costurados.

Prontinha!

Os dois presentinhos nos Cestinhos de Nine Patch! Será que vai agradar?